Estamos Concientes e determinados de que só a diversidade dos seres vivos, constitui a "essência da vida" e de nossa energia ou força coletiva. Nosso objetivos são mudança! E isso estamos fazendo, com nossos projetos, idéias, e objetivo planetário comum de atuar local e globalmente - desenvolver sem devastar -, reconhecendo a importância da união, solidariedade, verdade, trabalho.
O sonhado desenvolvimento sustentável!
MENU
MAIS LIDOS
EVENTOS
Diretoria do IBF Eco Global
Personalidades
Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste
I Fórum de Planejamento de Cascavel/PR
SOS PLANETA TERRA
Código de Ética Índigena
Postado em 06/08/2008
Do baú de 1988, lembro nossa indagação e indig...NAÇÃO na frase: “Civilizado é que vive nas florestas? Ou selvagem é quem vive nas cidades?” Há outras centenas de questionamentos que fazem parte de um livro especial, em projeto editorial do Instituto Bering Fróes Eco Global.

Mas afinal: para que tanto código, se faltar a elementar ética? Por isso, de cultas tribos indígenas dos Estados Unidos, transcrevo nosso presente da edição-lição de aniversário. Quiçá, base do Código de Ética planetária, de que a sociedade está muito distante. Leia.

 

Levante-se com o sol para orar. Ore sozinho, ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos, falar. 2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles reencontrem o caminho do Grande Espírito.

3. Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que os outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você. 4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os com o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra. 5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não lhe foi dado não é seu! 6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. 7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros, nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal. 8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no Universo, voltará multiplicada PARA VOCE! 9. Todas as pessoas cometem erros. E todas as pessoas podem ser perdoadas! 10. Pensamentos maus causam doença da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo! 11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda natureza faz parte da nossa FAMILIA TERRENAL. 12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições de vida. Quando forem crescidas, dê-lhes espaço para que continuem crescendo! 13. Evite machucar o coração das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você. 14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo. 15. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo espiritual, seu corpo mental, seu corpo emocional e seu corpo físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional. 16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações. 17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido. 18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, não poderá nutrir e ajudar os outros. 19. Respeite outras crenças religiosas. Não force as suas crenças sobre os outros. 20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade!”

 

Finalizando, deixo indagações: Melhor é evitar o consumismo exagerado? Reciclar tudo que for possível? Reutilizar, reduzir, reciclar embalagens? Ter condutas de coleta seletiva e reciclagem? Saber as diferenças entre lixão e aterro sanitário? (E que já há tecnologias mais inovadoras?) Gerar mudanças nos padrões de consumo? Melhorar hábitos no uso da água? No uso de aparelhos de energia? Preferir alimentos orgânicos e/ou macrobióticos? Estimular vida cooperativa em comunidades? E com amigos? Mapear sua saúde, com medicina preventiva? Ir a pé? De bicicleta? Ou coletivo, dependendo da distância e circunstâncias? Ler embalagens e preferir fornecedores comprometidos com a ecologia? Usar a intuição, sexto sentido e conhecimentos e perceber que o planeta Terra tem recursos naturais finitos? Que os rios não podem ser poluídos e extintos? Nem os solos drogados por venenos? Os oceanos serem lixeiras aquáticas? As florestas virarem carvão, fumaça, madeiras, pasto de bovinos, monoculturas ou “desertos verdes” de reflorestamentos ambientalmente errados? Ou reciclar mentes e espíritos, para verem que há um só planeta, um só oceano com muitos nomes, uma só pangea dividida por continentes? E uma biosfera para todos os seres com a mesma água (e ar poluído) desde a gênese? Ou usar todo o potencial criativo com ciência, tecnologia e inovação para buscas de eco soluções sustentáveis?

Assim, como vamos eleger novos “caciques”... que não sabem essa linguagem dos índios? E que não conhecem as habilidades dos cidadãos-índios da tribo local?

Dr. Gilnei Fróes – www.ibfecoglobal.org  Presidente do “Instituto Bering Fróes Eco Global”
ENQUETE
A Amazônia corre risco de extinção?
Sim
Não
Pouco
Nunca acabará
WEB RÁDIOS
ECO GALERIAS
Ponte Molhada - Cascavel
Cascavel - por Sergio Sanderson
ARQUIVO SOS
NASA earth observatory
ÁREA RESTRITA

Informe a senha para acesso

ENTRAR

 
1995281 visitas.

R.Amazonas, 477 A

Cascavel | São Cristóvão

gilnei@ibfecoglobal.org

<a href="http://www.pevermelho.art.br">Pé Vermelho Comunicação</a> PeVermelho.art.br Waldemar Lutinski Rafael Lutinski Luis Carlos de Brito desenvolvido por Pé Vermelho Comunicação